O mundo encantado das mamães e seus bebês!

Outubro Rosa

by Gisele

As mamães antenadas com a saúde devem se ligar no Outubro Rosa.

Uma campanha Internacional, iniciada há mais de 10 anos e que tem como objetivo a prevenção do Câncer de Mama.

No Brasil existem várias ações em prol desta campanha. No Rio de Janeiro por exemplo acontece a iluminação em Rosa de um dos principais Pontos Turísticos da cidade, o Cristo Redentor. E em outros estados algumas sedes e órgãos do governo também recebem a cor rosa.

A prevenção do Câncer de Mama tornou possível a cura em 90% dos casos identificados em fase inicial. Por isso é tão importante ter acompanhamento médico e fazer os exames de rotina. Converse com seu médico e pergunte quais exames são mais apropriados pra você e sempre faça o autoexame.

O Blog maternoeinfantil dá uma dica:  mamãe que amamenta diminui suas chances de desenvolver esta doença.

Segundo artigo publicado pela Dra. Marina F. Rea no Jornal de Pediatria de novembro de 2004, numa “revisão de 47 estudos realizados em 30 países envolvendo cerca de 50 mil mulheres com câncer de mama e 97 mil controles, sugere que o aleitamento materno pode ser responsável por 2/3 da redução estimada no cancêr de mama. A Amamentação foi tanto mais protetora quanto mais prolongada: O risco relativo de ter câncer decresceu 4,3% a cada 12 meses de duração da amamentação, independentemente da origem das mulheres (países desenvolvidos versus não desenvolvidos), idade, etnia, presença ou não de menopausa e número de filhos. Estimou-se que a incidência de cânceres de mama nos países desenvolvidos seria reduzida a mais da metade (de 6,3 para 2,7%) se as mulheres amamentassem por mais tempo.

 

Tags: , , , , ,


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>