O mundo encantado das mamães e seus bebês!

O perigo pode ser silencioso…

by Gisele

Vamos aproveitar a semana das Crianças para Postar algumas dicas especiais sobre os perigos que rondam o dia a dia de seu filho.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibibiu no Brasil a produção, importação e comercialização de mamadeiras que contenham o Bisfenol A em sua composição. Os produtos que estão sendo comercializados tem até 31 de dezembro de 2011 para se adequarem à resolução. (RDC 41/2011)

O Bisfenol A ou BPA é um plástico transparente muito utilizado na produção de mamadeiras, copos e outros utensílios plásticos de armazenagem de alimentos. O problema é que este plástico tem efeito tóxico ao organismo, pois possui similaridade com o hormônio estrogênio (Hormônio feminino), podendo aumentar futuramente o risco de câncer de próstata (nos meninos) e mama (nas meninas).

A substância é transferida para o alimento e essa transferência ocorre em maior proporção quando o utensílio (mamadeira) é submetida ao aquecimento. Muitas mamães aquecem a mamadeira em microondas ou “banho maria” o que torna o alimento potencialmente perigoso às crianças.

Muitas pesquisas ainda estão sendo feitas sobre o bisfenol A. Mas você já pode ir pensando em como proteger seu filhote deste risco. Para saber se o utensílio tem Bisfenol A, procure no rótulo, o fabricante deve especificar se tem ou não. Outra dica é verificar se tem um triângulo de setas na base da mamadeira (aquele que indica que o material é reciclável) com os números 3 ou 7 dentro. Se tiver é porque o produto contém bisfenol A.

Fonte de Pesquisa: Anvisa

Foto: brasilescola

 

Tags: , ,


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>