O mundo encantado das mamães e seus bebês!

Saúde Bucal

by Gisele

Conforme falado no post anterior o blog maternoeinfantil traz algumas dicas de saúde bucal durante a gestação.

O tratamento odontológico deve ser priorizado também durante a gestação. É super importante para as gestantes manter também a saúde de seus dentes e boca.

Como sabemos, o primeiro trimestre da gestação é o período de formação fetal e nesse período muitos tratamentos e medicamentos devem ser evitados, por isso a melhor fase para se procurar o dentista é durante o segundo trimestre da gestação.

Muitas mamães se preocupam com uso do anestésico local, mas durante o segundo trimestre, quando bem indicado pelo dentista não trazem problemas nem para a mãe nem para o bebê.

As radiografias também podem ser realizadas, desde que sejam tomadas algumas precauções, como o uso de avental de chumbo. E o dentista só indicará os procedimentos mais urgentes, deixando para depois da gestação os que não trouxerem maiores problemas para a mamãe.

Todo esse cuidado se justifica pois as mudanças hormonais próprias da gestação aumentam a suscetibilidade da mulher a cáries e outras doenças. E, como os hormônios também atuam no trânsito gastrointestinal e são comuns as queixas de enjôo e náuses, a higiene bucal pode ficar prejudicada.

A alimentação também terá grande influência na saúde bucal das gestantes, dê preferência a alimentos mais secos, duros, crus e coloridos. Uma alimentação mais sólida exige mais esforço mastigatório, favorecendo a articulação temporomandibular. Além de ajudar na saúde dos dentes, estes alimentos são ricos em fibras e favorecem o bom funcionamento intestinal. A mastigação mais forte também beneficia o periodonto, pois massageia a gengiva.

Evite alimentos ricos em açúcar pois além de estarem intimamente associados ao nível cariogênico, estão relacionados ao ganho de peso da gestante e ao desenvolvimento do diabetes gestacional.

Converse com seu dentista para tirar todas as dúvidas.

Tags: , , ,


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>