O mundo encantado das mamães e seus bebês!

Alimentação na Escola

by Gisele

 

A alimentação na escola ou “merenda” como costumávamos chamar na minha infância deve representar aproximadamente 15% da ingestão diária da criança ou adolecente. 

Levando em consideração que a criança ocupa mais ou menos 1/3 de sua vida na escola, cerca de 200 dias/ano, a escola passa a desempenhar importante papel não só no acesso das crianças aos alimentos, como na formação dos hábitos alimentares e no desenvolvimento da criança. Nesse aspecto a escola deve oferecer uma alimentação equilibrada e orientar seus alunos em relação à prática de alimentação saudável. Criança que se alimenta bem, tem melhor desenvolvimento escolar.

As crianças, na maioria das vezes fazem apenas 3 refeições diárias, café da manhã, almoço  e  jantar, sendo a primeira e a última facilmente esquecidas ou substituídas por alimentos de menor valor nutritivo. Assim o lanche escolar pode ser uma boa opção para fornecer à criança alimentos de melhor valor nutricional.

Se a criança leva de casa, vai aqui uma dica do que colocar na lancheira:

A merenda deve ser composta por um alimento energético/proteico, uma sobremesa e uma bebida.

Sugestões: 2 bisnaguinhas com requeijão, uma maçã e um suco de fruta ou 6 biscoitos de Leite (sem recheio), uma banana e um suco de fruta ou 1 sanduichinho de pão de forma sem casca com presunto e queijo, 1 pera e um suco de fruta.

Verifique o que a escola oferece. O PNAE – Programa Nacional de alimentação escolar recomenda que a escola ofereça no mínimo 15 % das recomendações nutricionais diárias da criança (considerando 4 horas/dia na escola) e que contribua para adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Tags: , , ,


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>